quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

O "tempo" de Paulo


O “TEMPO” DE PAULO

Senti necessidade de ordenar as cartas de Paulo por ordem, não da sua extensão e importância das cidades (como fui encontrar na Bíblia dos Capuchinhos), mas pela sua ordem cronológica, o que me ajudou a melhor entender a evolução de Paulo em termos teológicos.
Começo por um mapa das suas viagens que nos permitem situar no tempo o seu percurso e relacionar as cartas com esse “caminho”, apesar de me parecer que este mapa tem várias lacunas, como por exemplo terminar com a vagem para Roma em 57, quando Paulo foi martirizado em Roma em 67. Por isso as datas que atribui às cartas podem não estar correctas. Peço que quem me souber corrigir o faça.
Além disso, como me descubro muito ignorante e cheia de dúvidas, se alguém puder responder aos meus pontos de interrogação, eu agradeço muito. São vários, espalhados pelo texto.




CARTAS DE PAULO

CRONOLOGIA
- ANOS 50/51: 1ª e 2ª aos Telassonicenses
- ANO 53: Gálatas
- ANOS 54/56: 1ª aos Coríntios
- ANOS 55: Romanos
- ANOS 57: Filipenses e 2º aos Coríntios
- ANOS 60: Efésios e Colossenses
- ANOS ?: Filémon
- ANOS ?: Tito
- ANOS 62: 1ª Timóteo
- ANOS 66: 2ª Timóteo
- Ano ?: Hebreus
Fica de fora a carta aos Hebreus. Se na Bíblia dos Capuchinhos a atribuem a Paulo, embora com algumas reticências, outros autores há que afirmam que se desconhece quem a escreveu e quando foi escrita. Porém como faz parte do conjunto das Cartas pastorais, escritas no fim da vida de Paulo, coloquei-a no fim da lista.


ORDENAMENTO/CLASSIFICAÇÃO
Ainda segundo o que li na Bíblia dos Capuchinhos, e de acrodo com o que já aprendi nas aulas, podemos “arrumar” as Cartas de Paulo em 4 grandes grupos:
1ª degrau da pregação de Paulo (ano 50)
o 1ª e 2ª aos Tessalonicenses
• foi o primeiro escrito cronologicamente falando, do N.T. O tema era a Parúsia
2º passo teológico / 4 grandes cartas (anos 53 a 55)
o Paulo aborda o problema da supremacia de Cristo sobre a Lai de Moisés nestas 4 cartas:
• Romanos
• Coríntios – 1ª e 2ª
• Gálatas
3º passo teológico / Cartas do cativeiro (ano 60)
o Cúpula da evolução teológica de Paulo. Abordam o Mistério de Cristo, imagem do Pai, Kyrios, Cristo Cósmico em quem tudo tem consistência. Nestas 4 cartas também é tratado o mistério da Igreja:
• Efésios
• Filipenses
• Colossences
• Filémon
Cartas pastorais (anos 62 a 66?)
o São 5 (4?) cartas escritas depois da 1ª prisão em Roma, num intervalo de 4 anos em que viajou pela Península e pela Ásia Menor. São 4/5 cartas escritas por um pastor aos seus pastores, no poente da vida:
• 1ª Timóteo
• 2ª Timóteo
• Filémon
• Hebreus
• Tito

PRISÕES DE PAULO
Segundo os Actos, Paulo foi preso 3 (4) vezes:
- No ano 50, em Filipos
- No ano 50/60 em Jerusalém e Cesareia
- No ano 61 / 63 / 67 em Roma: uma primeira vez de 61 a 63 e uma 2ª vez em 67

Já São Clemente de Roma fala em Paulo ter sido 7 vezes prisioneiro. Será que as 3 ou 4 vezes que faltam são as várias vezes que esteve preso em Roma?


Um blog é um espaço de interrogações, de dúvidas, de partilha. Espero ter alguma resposta a este meu texto cheio de interrogações.
Madalena Avillez


2 comentários:

  1. Uma das chatices da Bíblia dos Capuchinhos é não afirmar claramente que algumas das cartas - 2Ts, Cl, Ef, 1e2Tm, Tt e Hb - não foram de facto escritas por Paulo, como o parece afirmar quase unanimemente a exegese actual. No entanto, também me parece que algumas das explicações para a "deuteropaulinidade" de algumas cartas ficam-se pela generalidade de um "ambiente" e "estilo" diferentes. Talvez as aulas ajudem a esclarecer...

    ResponderExcluir
  2. Sim, mas tb concordo que, não obstante a autoria, é útil ter uma cronologia sequencial da escrita das cartas. A Carta aos Hebreus deixou de ser atribuída a Paulo e mesmo na Liturgia retiraram essa referência ao autor... Com as outras será que vai acontecer o mesmo? Alguns voltam a reivindicar para Paulo a autoria da Carta aos Hebreus... e li algures que as cartas podem ter tido como autor Paulo, embora quem as pusesse por escrito pudessem ser vários outros...
    Madalena, achei muito útil este trabalho. E talvez fosse útil, aproveitando esta dica do Daniel, fazer uma cronologia em duas colunas: uma com as cartas paulinas e outra com as deutero-paulinas. respeitando a sequência, mas em paralelo. :)

    ResponderExcluir