quinta-feira, 21 de maio de 2009

As "entranhas" do AT


No texto grego dos LXX (o nosso AT mais alguns apócrifos), as ocorrências são as seguintes:

2Mac 9,6: «E, na verdade, bem o merecia, pois ele mesmo rasgara as entranhas de outros com inauditos tormentos»

4Mac (4º Livro dos Macabeus) 5,30;11,19;15,23: «nem tiraste o meu olho, nem dissolveste as minhas entranhas (…) e rasgou as suas costelas e queimou as entranhas (…) enchendo-lhe o coração de coragem»

Od (Odes) 9,78: «pelas entranhas de misericórdia do nosso Deus»

Pr 12,10: «mas as entranhas dos ímpios são cruéis»

Sir 30,7;33,5: «se comoverão as suas entranhas (…) Os sentimentos do insensato são como as rodas de um carro»

SS (Salmos de Salomão): «incomodam-me o meu estômago e as minhas entranhas por causa destes»

É interessante ver que a maior parte das ocorrências se fica pelo sentido primeiro do termo, ou então por um sentimento negativo, que caracteriza os ímpios ou aqueles que estão num estado de aflição. Apenas por uma vez se relaciona com Deus, numa frase que é ipsis verbis de Lc 1,78. Portanto, a carga positiva com que este termo se encontra nos escritos paulinos não parece provir das Escrituras…

Nenhum comentário:

Postar um comentário