segunda-feira, 30 de março de 2009



(Col 1,24)
Cristo entre nós -
24Agora, alegro-me nos sofrimentos que suporto por vós e completo na minha carne o que falta às tribulações de Cristo, pelo seu Corpo, que é a Igreja.

As viagens de Paulo nem sempre correram bem, pois ele foi muito perseguido por causa das suas belíssima pregação. Ele viveu em constante perigo e tensão entre os povos que ele evangelizava (2Cor 11, 23-33).Paulo, apesar das suas tribulações, confia sempre em Deus (Rom 8, 35-39).
Na Carta aos Colossenses (Col 1,24), podemos ver que em Paulo existe uma espécie de identificação entre o evangelho e o evangelizador. Unido a este mistério do Senhor crucificado e ressuscitado ele, Paulo, afirma confiante que Cristo vive nele (Gl 2,20):

(Gl 2,20)20*Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim. E a vida que agora tenho na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus que me amou e a si mesmo se entregou por mim.

A teologia da redenção em S. Paulo tem como tema principal o tema da cruz. O ponto central da sua mensagem é o Senhor crucificado, pois ele, Paulo, vive na sua carne a Paixão do Senhor. Paulo identifica-se com isto. É o Evangelho que se torna carne em Paulo.
Paulo anuncia Cristo crucificado.
A cruz é escândalo para os judeus e loucura para os romanos e pagãos, pois é sinal de morte, sinal de perda. Ora em Cristo nada disto acontece. A cruz é a maior revelação do amor de Deus para com o seu povo; a cruz é o amor de Deus que se manifesta na aparente fragilidade, na aparente perda, no aparente escândalo. Esta máxima manifestação de amor de Deus representada na cruz confunde e desconcerta os seus espectadores, pois a própria cruz contradiz a própria essência omnipotente de Deus. É, pois, nesta manifestação de amor de Deus na cruz que a humanidade e a divindade se unem. A cruz revela a verdadeira sabedoria de Deus que é mais forte que os homens. Ela não limita o poder de Deus.
A pessoa de Cristo é o mistério que constitui a missão apostólica de S. Paulo. O ser apóstolo supõe tomar parte desta cruz do seu Mestre; supõe corresponder ao chamamento do seu Mestre e seguir-Lo (Lc 9,23):

(Lc 9,23) Condições para seguir a Jesus 23Depois, dirigindo-se a todos, disse: «Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, dia após dia, e siga-me.

Para Paulo, ser apóstolo é tomar a sua cruz iluminada com a luz Pascal e seguir a Cristo, porque a misericórdia de Deus está manifestada em Jesus Cristo. Ser apóstolo é unir-se ao sofrimento do seu Mestre e completar em si aquilo que faltou na Paixão de Cristo, tal como o apóstolo Paulo afirma em (Col 1,24).

Nenhum comentário:

Postar um comentário