Identificar Paulo
Através das cartas de Paulo, vamos conhecendo frases identificadoras que são como que chaves de interpretação da sua retórica, de tal forma que não as encontramos nem nos evangelhos, nem nas epístolas católicas, quer de Pedro, Tiago ou João….Assim, é que, deparamos, por exemplo, em Gl, 2,20 uma expressão típica e impar desta carta:
“Já não sou eu que vivo mas Cristo que vive em mim […]”.Isto quer dizer simplesmente que a sua vida já não é a de antigamente mas que agora, pela fé, é Cristo o sujeito das suas acções. Por isso, ele pode declarar em Rm, 8,2: “A lei do Espírito da vida em Cristo te libertou da lei do pecado e da morte”. E também em Rm, 8,10-11:
“E se o Espírito daquele que ressuscitou Cristo Jesus dentre os mortos habita em vós, aquele que ressuscitou Cristo Jesus dará vida também aos vossos corpos mortais, mediante o seu Espírito que habita em vós”. A sua radicalidade leva-o a dizer, em consonância com o que fica dito, Fl, 1,21: “Pois para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro”.
quarta-feira, 11 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário