A frase de S. Paulo que me disse muito é da Rom 12,2, e diz o seguinte:"Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, a fim de conhecerdes a vontade de Deus: o que é bom, o que lhe é agradável e o que é perfeito". É uma expressão duma actualidade gritante, que testemunha a impressionante contemporâneidade de S. Paulo. Penso mesmo que devia ser "a frase" que devia sublinhar toda a reflexão proposta para este ano.
Destaco as seguintes expressões:
-"não vos conformeis com este século": é impressionante! Então como agora, um século difícil. Mas S. Paulo adverte - não vos conformeis! Ele sabe que esse é o caminho para não haver mais caminhada.
-"renovar a mente": haverá expressão mais radical, que traduza melhor a mudança de atitude necessária para enfrentar a crise de valores com que nos defrontamos?
- "o que é bom, o que lhe é agradável, o que é perfeito": extraordinária forma de S. Paulo não assustar e de dizer que o óptimo é inimigo do bom - o importante é ter as pessoas na Igreja, mesmo que para isso não se consiga chegar à perfeição. Maravilhoso exemplo de tolerância inteligente, que faz muita falta nos tempos de hoje.
terça-feira, 17 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
É uma frase bonita, de facto...destaco a "renovação da mente" em conexão com a "vontade de Deus", sinal de uma humanização que só em Deus se torna possível, uma vez que só Ele nos "justifica", ou seja, nos a"justa" à Sua vontade ;)
ResponderExcluir